Oficina de Xadrez

Blog criado para ajudar no aprendizado dos alunos de xadrez.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Torre

Torres, na posição inicial das peças, encontram-se colocadas nos cantos do tabuleiro (como se pode verificar na imagem abaixo), possuindo cada jogador duas torres no inicio de cada partida.

Movimentação:

A torre movimenta-se em linha reta, ou seja, ao longo das linhas e colunas, como demonstra a seguinte imagem ao lado.

Torre apenas se pode mover entre as linhas ou colunas por onde se movimenta sendo que as casas devem estar desocupadas, se isto não acontecer sua mobilidade fica então bloqueada.








Tomando outras peças:

A Torre, tal como o Bispo já anteriormente explicado, pode então capturar as peças adversárias que se encontam no seu caminho, ou seja, neste caso nas linhas ou colunas. Tomando as peças que estiverm em sua direção, a figura ao lado demonstra a captura.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cavalo

O Cavalo é uma peça que possui uma movimentação peculiar, não compartilhada por nenhuma das outras peças do jogo: ele move-se em um padrão assemelhado a um "L". E, diferente das outras peças de xadrez, ele não tem o movimento tolhido por peças no meio do caminho: ele "pula" sobre quaisquer peças que estejam em seu caminho.

Movimentação:

A movimentação do cavalo é meia estranha, move-se em "L" a figura ao lado demonstra sua movimentação no tabuleiro a posição final do movimento são os quadros vermelhos.













Tomando outras peças com o cavalo:


Tomando as peças com o cavalo, são em "L" a figura ao lado demonstra o movimento da tomada.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Bispo

O Bispo pode movimentar-se um qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais. No inicio da partida temos 2 bispos um ocupa as casas brancas e outro as pretas. O bispo é a única peça que ocupa sempre as casas da mesma cor.

Movimentação:
O bispo se movimenta na diagonal, podendo andar o números de casas que quizer. Na figura ao lado demonstra sua movimentação através das casas azuis.









Tomando uma peça:


A tomada é parecida com a do peão, na diagonal com a vantagem de pode ir mais longe e retroceder.


sexta-feira, 13 de maio de 2011


Peão

"Soldados a serviço do Rei"


O peão avança uma casa ou duas na sua posição inicial ele não retrocede. Depois de sair da sua posição inicial ele avança uma casa de cada vez. Quando estão em grupo da trabalho.




Movimentação



Como já foi falado anteriormente o peão se movimenta duas ou uma casa na saida e anda sempre em linha reta, na horizontal. Depois disso apenas uma casa, se conseguir chegar até o final do tabuleiro ele recebe uma promoção por outra peça do jogo. A figura ao lado demonstra a movimentação do peão.










Tomando outra peça com peão

O peão toma as outras peças na diagonal, e tem que estar próximo as peças adversárias. A figura ao lado demonstra o movimento da tomada.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tabuleiro de Xadrez


Tabuleiro é uma espécie de campo de batalha ou mesa onde peças se movimentam durante o jogo. Tem a forma quadrada separada por divisões: quadrados escuros e claros.

Constituido por 64 casas (quadrados) onde 32 são escuras e 32 claras.

Você me pergunta pra que esses números e letras nas laterais do tabuleiro, é o sistema de notação algébrica
é um método usado hoje em todas as organizações de competição de xadrez e na maioria dos livros para registrar e descrever lances de partidas de xadrez.

Bom para refazer partidas de grandes mestres.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Surgimento do Xadrez


O jogo surgiu no século VI na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa os quatro elementos de um exército, em sânscrito. É que todos os componentes das forças militares da época estavam representados, diz o Mestre Internacional James Mann de Toledo, presidente da Federação Paulista de Xadrez. A infantaria é formada pelos peões e a cavalaria pelos cavalos. Antigamente havia também carroças (depois trocadas por torres) e elefantes (posteriormente, bispos). A partir da Índia, o jogo foi para a China e a Pérsia seguindo as rotas comerciais. Aliás, é da palavra persa shah, que significa rei, que vem o nome xadrez. Os árabes, que conquistaram a Pérsia em 651, se encarregaram de difundir a prática do jogo, afirma Carlo Callero, secretário-geral da Confederação Brasileira de Xadrez.

Eles levaram seus tabuleiros para as terras que invadiram no norte da África e, quando ocuparam Espanha e Portugal entre 711 e 1492, trataram de introduzir a novidade na Europa. Foi nesse período que o xadrez ganhou o formato atual, incorporando elementos típicos da Idade Média, como os poderosos bispos e as torres dos castelos. Também foi introduzida a rainha, a peça mais poderosa do jogo, as regras não se alteraram desde o final do século XIV.

Texto da revista Super interessante

sábado, 7 de maio de 2011

O xadrez é um jogo que desenvolve a inteligência

O Xadrez desenvolve áreas do cérebro que melhoram o desempenho nas seguintes áreas:


Capacidade de concentração: em uma partida de xadrez, o jogador se concentra nos lances, que são as jogadas, logo, aprende a desenvolver a concentração.

Memória: quando você joga muitas partidas, vai memorizando as “aberturas”, que é o início do jogo, com isto, passa a desenvolver sua memória.

Capacidade de tomar decisões: em uma partida de xadrez, assim como na vida, uma pessoa tem que estar sempre tomando decisões.

O xadrez também ajuda a desenvolver a capacidade de cálculo, pois em uma partida, mesmo sem perceber, o jogador está sempre calculando, mesmo que seja, inicialmente, apenas uma simples jogada adiante.

Na escola, o ensino de xadrez ajuda as crianças a se desenvolverem, sobretudo nas matérias de exatas, e em idiomas.
Na Europa e nos Estados Unidos, foram feitas inúmeras experiências onde, metade de uma série, aprendeu xadrez durante um ano, e a outra metade não. Após um ano, as crianças que aprenderam xadrez obtiveram um aumento considerável em seu desempenho escolar.

Escrito por Mauro Amaral, autor do site: www.xadreztotal.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sobre a oficina de Xadrez

Eu tenho um grande número de alunos que são bons em informática, resolvi criar a oficina para ensinar as pessoas a jogarem e ao mesmo tempo melhorar o desempenho delas na hora de pensar.
O "Jogo de Xadrez" exercita a inteligência das pessoas e aumenta mais a sua capacidade de pensar.

"Jogo desde criança, comprei um Xadrez de plástico nem sabia jogar e um amigo me ensinou nas primeiras vezes não consegui decorar todos os movimentos das peças e mesmo assim continuei até aprender. Não desisti" Julio

Hoje com avanço da tecnologia e da internet fica mais fácil de se aprender, jogar e desafiar outras pessoas e amigos.

Se você procura aprender a jogar ou melhorar sua inteligência está no lugar certo.

Abraço a Todos